Por muitas vezes, ser submetido a uma cirurgia é uma situação que causa angústia e ansiedade.
Quando a situação está relacionada com cirurgia odontológica ou extração dentária estes sentimentos podem ser maiores, uma vez que alterações estéticas temporárias podem acontecer.
É comum no pós operatório de cirurgia odontológica ou extração dentária ocorrer inchaço e equimose ("hematoma") facial.
Os procedimentos cirúrgicos são agressões que ocorrem no organismo. Elas deflagram a cascata da inflamação que promove a permeabilidade dos vasos sanguíneos e linfáticos e ocorre o extravasamento de água para os tecidos. Além disso há o estímulo dos leucócitos, que são as células do sistema de defesa, para combater a agressão ao organismo.
O pico máximo da inflamação geralmente ocorre entre 48 e 72 horas após a cirurgia. É o momento em que a inflamação ou o inchaço apresentará o maior volume na face ou na região do corpo em que ocorreu o procedimento cirúrgico. Após este período ocorre a redução da velocidade da inflamação e o inchaço reduz gradualmente.
Alguns cuidados podem reduzir a resposta inflamatória, como por exemplo o uso de medicações antiinflamatórias, fazer uso de compressas frias nas primeiras 24 horas após a cirurgia e evitar esforço físico, além de outras recomendações médicas especificas para cada situação.
Quando se fala em hematoma, é porque durante o procedimento cirúrgico ocorreu extravasamento e acúmulo de sangue nos tecidos abaixo da pele. Isso pode deixar a região roxa, inchada e causar dor. Quando isso ocorre, não há o que ser feito. Deve-se aguardar a absorção pelo organismo. O tempo para sua absorção varia de acordo com o volume do sangue acumulado. Eventualmente o hematoma pode infectar devendo, então, ser removido cirurgicamente.
O que frequentemente acontece é a equimose, que também pode deixar a pele próxima à área da cirurgia roxa, verde ou amarela. A equimose geralmente é confundida com o hematoma já que ambos deixam a pele roxa, porém, a equimose é uma consequência do processo inflamatório. Junto com o extravasamento de líquidos dos vasos para os tecidos ocorre a saíde de hemácias (células vermelhas do sangue) que acabam causando alteração da cor da pele. O tempo para a reabsorção da equimose é variável podendo durar até 30 dias.
Escrito por: Dr. Rodrigo Tadashi Martines (crm 214.370 / cro 60.052)- Médico (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) e Cirurgião-Dentista (Especialista em Implantes Dentários)
Comments