711E67FBC1AD34BD87762A97444A31C5
top of page
Buscar
Foto do escritorDr Rodrigo Tadashi

Doenças na gengiva aumentam o risco de Doenças do Coração.

Atualizado: 5 de jul. de 2023

Os estudos científicos demonstram a relação da poença periodontal (doenças na gengiva) com as doenças do coração. Sabe-se também que a Doença Periodontal pode desencadear ou agravar outros problemas sistêmicos, como é o caso da diabetes, parto prematuro, artrite reumatoide, alterações digestivas e respiratórias. Estima-se que o risco de pessoas com doença periodontal apresentarem um problema cardiológico situa-se entre 25% e 50%.

A doença periodontal é caracterizada pela ocorrência de inflamação crônica na gengiva, devido à presença de placa bacteriana e tártaro. A vasodilatação gengival causada pela inflamação facilita a entrada de bactérias bucais na corrente sanguínea. Essas bactérias podem se alojar nos vasos sanguíneos do coração. A presença destas bactérias também pode desencadear a Endocardite Bacteriana, que é um processo infeccioso grave do coração com alto índice de mortalidade (cerca de 20% a 40%).


Doenças na gengiva aumentam o risco de Doenças do Coração
Doenças na gengiva x Doença do Coração

Causas

Uma boca que apresente cáries profunda, gengivas inflamadas, presença de tártaro, restos radiculares (“restos de dentes”), próteses mal adaptadas, ulcerações, sangramentos e abscessos, é uma cavidade pobre em higiene, que serve de “porta de entrada” para microrganismos na corrente sanguínea, que poderão se instalar no coração, provocando uma infecção sistêmica.

Estatística

Pesquisas realizadas no INCOR (Instituto do Coração), em São Paulo, constataram que 45% das endocardites bacterianas tem origem na cavidade bucal. A literatura científica afirma que pessoas com Doença Periodontal são duas vezes mais susceptíveis a doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis.

Prevenção

A prevenção deste processo infeccioso grave está intimamente ligada a uma boa saúde bucal, através de correta higienização e visitas regulares ao dentista. Dessa forma, a higiene bucal tem grande relevância para o controle e manutenção da saúde cardiovascular, juntamente com o cuidado e observação dos fatores de risco cardiovasculares tradicionais. Em suma, cuidar da saúde periodontal é preservar a saúde cardiovascular.

3 visualizações0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page