consulta odontologicaconsulta odontologicaÉ proibido por lei o cirurgião-dentista prestar serviço gratuito em consultórios particulares. Lei 5.081/66 (Art. 7º) - Lei que regulamenta o Exercício da Odontologia no Brasil.
“Doutor, você poderia fornecer o preço do tratamento só vendo uma radiografia pelo WhatsApp?”
“Nossa, que absurdo! O senhor cobra pela consulta? Mas doutor, é só uma olhadinha rápida!”
O Médico cobra pela consulta.
O Psicólogo cobra pela consulta.
O Fisioterapeuta cobra pela consulta.
O Advogado cobra pela consulta.
O técnico que vai às residências consertar a geladeira cobra pela visita.
O técnico da TV à cabo cobra pela visita.
A cartomante cobra pela consulta.
O Médico Veterinário cobra pela consulta.
E por que as pessoas acham um absurdo o Dentista cobrar pela consulta Odontológica?
Quando um paciente chega ao consultório Odontológico, estará disponível para ele uma sala de espera confortável, iluminada, com ar-condicionado, banheiro, água e café frescos. Para que possa ser avaliado pelo Dentista o paciente terá de se sentar em uma cadeira limpa, os instrumentais devem estar estéreis e os equipamentos de proteção individual disponíveis. Os impostos, o salário dos funcionários, a conta de luz, água, internet, TV a cabo, telefone, aluguel, condomínio, seguro e conselho de classe devem estar pagos em dia.
A consulta Odontológica inclui anamnese, conhecer o estado de saúde geral dos pacientes, realizar um exame físico minucioso, diagnosticar doenças, solicitar e interpretar exames complementares, orientar sobre prevenção e tratamentos e apresentar um Plano de Tratamento adequado e individualizado com os honorários profissionais. Examinar e diagnosticar são algumas das principais funções dos profissionais de saúde. Apesar das incontáveis postagens nas redes sociais parecerem mostrar que os dentistas só fazem lentes de contato dentais e procedimentos estéticos de harmonização facial, o Dentista também cuida da saúde.
O Dentista é um profissional graduado e qualificado. A sua formação inclui ao menos 4 anos de formação em período integral. Foram necessários investimentos em livros, materiais, instrumentais, alimentação, transporte, vestuário e, principalmente, tempo. Dedicou-se, estudou e se habilitou para poder oferecer Consultas Odontológicas, examinar, diagnosticar e tratar.
Estes são algumas das competências que um Dentista precisa desenvolver para poder realizar atendimentos. Não seria justo este profissional ser remunerado para transmitir os seus conhecimentos em uma consulta Odontológica?
Comments