Oncologia
Cuidados especiais para pessoas especiais
Os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia também acometem a cavidade bucal, o que faz necessário o acompanhamento odontológico antes, durante e após os tratamentos contra o câncer. Neste período o paciente fica com o sistema de defesa do organismo comprometido, o que favorece o surgimento de infecções oportunistas.
Antes do tratamento oncológico, deve-se eliminar qualquer foco de infeção na cavidade bucal e instruir o paciente quanto aos cuidados especiais de higienização durante e após as terapias. Entres as alterações mais comuns na boca, em decorrência da quimioterapia e/ou radioterapia, estão: mucosites, gengivites, xerostomia (sensação de boca seca), candidose e necrose óssea, que podem gerar dificuldade para falar e deglutir. Consultar um Dentista antes de iniciar qualquer terapia contra o câncer é fundamental para minimizar os desconfortos bucais.
A aplicação de laser (laserterapia) pode ser adjuvante no tratamento da mucosite, aftas e inflamações decorrentes da radio e quimioterapia, por diminuir a sensação dolorosa e promover maior conforto ao paciente.